sábado, 9 de abril de 2011

INSTITUTO AACILUS - INFORMES GERAIS SOBRE O PROGRAMA DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO


Caros Alunos da Pós-Graduação Instituto AACILUS 

Com a aproximação do início do nosso curso - confirmado para o dia 14/04 às 18:30hs, estaremos nessa semana enviando uma série de informações sobre o programa em epígrafe.  As questões abaixo, são esclarecimentos que fazemos permanentemente aos nossos alunos, devido ao grande número de perguntas, a saber:

No caso dos alunos que desejarem realizar o Mestrado, em Portugal, posteriormente, o aluno terá doze meses de acompanhamento, findo o qual, a banca se manifestará pela autorização da discussão ou solicitará as correções necessárias para que esteja em condições. No caso do Doutorado, o processo será o mesmo, porém com um prazo de dois anos.  É importante lembrar que o aluno deverá estar com o seu passaporte válido para a viagem.
 

II - O diploma de Mestrado/Doutorado será válido para concursos ou exercício do magistério no Brasil?

Sim. Após a revalidação por universidade federal brasileira, o diploma terá valor legal em todo o território nacional. Veja a resposta da CAPES a esta pergunta feita pelo Diretor do IPGL, Tovar Nogueira Fonseca:

Demanda : 1754717 Aberto Em : 27/5/2010 14:42:16 Finalizado Em : 27/5/2010 15:54:56

Assunto : Pós-Graduação Scricto Sensu - mestrado e doutorado

Descrição : Algumas prefeituras oferecem aumento a seus funcionários quando os mesmos tem título de mestrado, desde que reconhecidos pela CAPES (caso da minha cidade, Juiz de Fora). Minha dúvida é a seguinte: no caso de um mestrado feito na Europa, cujo diploma tenha sido revalidado por uma universidade federal como manda a LDB (nº 9.394 de 1996), Art. 48, § 3º), ele também pode ser considerado reconhecido pela CAPES, já que a mesma "pertence" ao MEC que assim disciplina a revalidação? Ou neste caso o diploma não terá validade pela CAPES?

Solução : A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. As atividades da CAPES podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas: * avaliação da pós-graduação stricto sensu; * acesso e divulgação da produção científica; * investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior; * promoção da cooperação científica internacional. Caso o curso da instituição que fez a revalidação do seu diploma seja recomendado pela Capes (ver cursos recomendados no link http://www.capes.gov.br/cursos-recomendados) , ele passará a ser reconhecido pelo MEC e, consequentemente, terá validade nacional.

III - O diploma de Mestrado/Doutorado tem validade na Europa?

Sim. Por serem parte integrante do sistema educacional português, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) e a Universidade Lusófona do Porto (ULP) bem como as restantes IES do Grupo Lusófona, tem seus diplomas válidos em toda europa, nos países que adotam o Processo de Bolonha, que prevê a mobilidade dos estudantes pela Europa. Com este objetivo toda a formação no espaço Europeu é medida em ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos), assim como o seu histórico escolar também virá quantificado por ECTS.


IV - O certificado de pós-graduação como Especialista  é válido pelo MEC?

Sim. As pós-graduações oferecidas pelo IPGL, assim como seus certificados, são de responsabilidade da  IES (Instituição de Ensino Superior) pertencente ao Grupo Lusófona e autorizada pelo MEC.

V - O que preciso fazer para revalidar o diploma de Mestrado/Doutorado no Brasil ?

Segundo o  portal do MEC sobre a revalidação de diplomas no Brasil, (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12405&Itemid=317), para que um diploma seja revalidado no Brasil, basta que uma Universidade Federal (pública) ou Privada, com curso igual ou similar, se manifeste favoravelmente à revalidação.

Os diplomas de Mestrado e Doutorado emitidos pelas Universidades do Grupo Lusófona tem sua validade reconhecida em todos os países europeus que assinaram o Tratado de Bolonha.

Já existem diversos diplomas de Mestrados convalidados no Brasil nomeadamente pela Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em função da inconteste qualidade do ensino da ULHT.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário