quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

UE libera vistos de curta duração ao Brasil

Bruxelas, 24 fev (EFE).-

A União Europeia (UE) aprovou nesta quinta-feira a isenção de vistos de curta duração entre o bloco europeu e o Brasil, informou em comunicado. acordo referendado pelos ministros do Interior da UE formaliza um acordo entre o bloco e o Brasil assinado em novembro passado e que segue a autorização que já havia sido dada pelo Parlamento Europeu na quinta-feira, 17 de fevereiro.


Com este acordo, fica estabelecida a reciprocidade total em matéria de vistos entre o Brasil e a UE, desfeita em 2004, ano no qual o Governo brasileiro mudou sua postura de maneira unilateral devido à adesão de dez novos países à União.

Ao longo deste período, os países-membros do bloco cumpriam seu compromisso de não exigir visto aos brasileiros que visitavam a UE, mas, por outro lado, os cidadãos de quatro novos países comunitários (Letônia, Chipre, Malta e Estônia) eram obrigados a solicitar visto para viajar ao Brasil.

Poderão ser beneficiadas pela isenção de vistos aprovada nesta quinta-feira as pessoas que tenham previsto uma estadia inferior a três meses, com uma margem de pelo menos seis meses desde sua última visita.

A Comissão Europeia estima que entre 90 e 95% do total de viajantes europeus que vão ao Brasil se beneficiarão do acordo formalizado nesta quinta-feira.

No entanto, continuarão precisando solicitar visto aqueles que viajem por motivos de trabalho, estudo ou qualquer prática remunerada, informou a Comissão Europeia em nota. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário